quarta-feira, 30 de abril de 2008
Maltês
Uma das raças que existe à mais tempo na Europa. Costuma ter pêlo longo e branco, o que fica lindo no animal se for bem tratado. É muito simpatico e danado para a brincadeira. Se lhe derem muitos carinhos (o que ele adora), ele será um grande animal de estimação, principalmente para as crianças. Ele é muito inteligente, o que faz com que treiná-lo não seja problema. Se não o treinarem, controlá-lo poderá ser um problema, porque íra pensar que todas as suas acções são uma especie de brincadeira.
Komondor
Características principais:
O Komondor é um cão grande e corpulento. O seu pêlo branco encordado está sempre em constante crescimento, o que faz com que o seu dono esteja sempre a limpá-lo e escová-lo se querem-no sempre branquinho e bonitinho (não é tarefa facil para quem faça isto sozinho). Meio ano basta para que o pêlo do animal toque no chão, se este não for devidamente tratado. É recomendado que se corte / trate do pêlo de três a três meses (isto não precisa de ser seguido com rigor). Quando ainda são cachorros, eles são completamente brancos e fofos. O seu pêlo só começa a encordar uns meses de vida depois do seu nascimento (mais própriamente a partir de três a cinco). Basicamente, ele é forte mas também ágil (o que é estranho para um animal de tal porte). Ainda existe outro problema: é que o pêlo do animal agarra o lixo pequeno do chão e pequenos bichos (a vassoura canina). O Komondor é um animal muito bonito para se ter em casa, mas se não tiver paciencia para o escovar constantemente, é melhor arranjar um profissional que o faça.
Harrier
O Harrier é parecido com o Foxhound Inglês fisicamente, tem as suas propriedades naturais (bom faro, gosta de estar em “grupo”, etc), e também é um pouco independente. Ele é simpatico e carinhoso o que faz com que seja uma boa companhia quando se está sozinho, e não chateia o dono naqueles momentos que não se quer ser incomodado. O único problema é não gosta de obedecer, por isso é necessario treiná-lo para tal o mais depressa possivel.
Chow Chow
Este digno membro da familia Spitz existe na China à mais de dois mil anos. Ele é o unico cão com lingua azul e preta. O Chow Chow tem fama de ser muito agressivo, mas ele só usa essa agressividade em combate (quando provocado, claro). Completamente leal e amigo do seu dono, mas não gosta muito de desconhecidos, o que faz com que ele seja um belo cão de guarda. Climas quentes não é com ele, porque tem um pêlo extremamente espesso e áspero (uma especie de casaco de Inverno). O seu pêlo tem que ser bem tratado, e tem que se dar muito carinho enquanto for pequeno (não o deixem sozinho no quintal!).
Chihuahua
Brittany
Brittany ou Brittany Spaniel (como muitos ainda o chamam) , como o Cocker Spaniel, tem um corpo de tamanho médio e completamente firme, é extremamente rápido e forte, como também é resistente. A sua cauda pode ter dez centimetros, ou simplesmente cortar a cauda por completo. Ele é muito bom para se levar à caça pequena, já que tem um faro extremamente apurado, e aponta para a presa em vez de atacar imediatamente, se for treinado (o que não acontece com a maior parte dos cães de caça pequena). Não se dá mal com ninguem em casa (nem com crianças, nem com outros animais), mas é doido por pássaros. Não é muito apropriado de se ter em pequenos apartamentos. Curiosidade: Já passou mais de duas décadas desde que o Brittany perdeu o titulo “Spaniel” do seu nome, mas há muita gente que ainda o chama assim.
Briard
Este animal peludo é excelente para se ter em familia. Porquê? Basicamente porque é um cão extremamente simpatico e amoroso, bastante leal ao seu dono até ao fim e extremamente corajoso. Deveras inteligente, é muito facil de treiná-lo, o que faz com também seja um belo cão de vigia (se tiverem que ir a algum lado sem os vossos filhos, deixem-nos em casa com este magnifico cão, que ele os protege com unhas e dentes). Um animal com os sentidos bem apurados, mas é melhor que a casa seja grande quando o fecharem se não tiverem um quintal com casota, senão ele vai-se sentir muito desconfortavel.
Beagle
O Beagle é muito corajoso e resistente. De olhos castanhos claros, ele é leal para o seu dono e adora brincar, o que faz com que seja um bom animal de estimação. Também pode dar um bom cão de caça, se for treinado para tal. A maior parte dos Beagle têm uma bela voz e adoram ladrar, o que é bom para a caça (alertar), mas não o deixem muito tempo sozinho, porque rápidamente começa a uivar (talvez por ser um pouco dependente do seu dono, e chorão de inicio). Claro que se pode treiná-lo para não o fazer, mas não esperem resultados milagrosos. Adapta-se bem em qualquer lado com condições, mas tal como foi referido atrás: não o deixem sozinho muito tempo.
Vizsla
Este animal de boa constituição fisica (mas não tão boa como a de outros animais como o Pitbull e o Rottweiler) foi baptizado pela Hungria com o nome Vizsla (que quer dizer responsivo e alerta). Ultimamente, muitos donos têm preferido este animal para companhia e trabalhos variados, já que ele é esperto e até tem força. As suas patas estão tão bem equilibradas que ele consegue saltar grandes alturas, que a maior parte dos cães não conseguem, fazendo com que muitos fujam quando estão sozinhos por uma janela aberta ou saltando uma vedação curta. Como o Rottweiler, ele adora estar sempre a fazer alguma coisa. Por isso, se não lhe derem muita atenção, podem apanhá-lo a esconder os vossos chinelos num buraco que fez no jardim. Ele necessita de fazer muito exercicio, já que está sempre cheio de energia. Se estiver no campo, simplesmente deixem-no correr à vontade. Agora, se viverem na cidade, é melhor fazerem grandes caminhadas com ele. Ao contrário do Rottweiler, ele necessita que sejam extremamente carinhosos com ele, já que ele é muito sensivel e pode ficar ofendido com as vossas acções. Dá um belo animal de estimação, já que consegue viver em qualquer lugar (é preciso é ter alguns cuidados, dependendo de onde se vive) e é muito bom com crianças.
Terra-Nova
Não existe animal canino mais calmo e paciente que ele. Adapta-se a qualquer sitio, mesmo tendo um corpo largo. O Terra-Nova é um belo cão que, como o Labrador Retriever, costuma ser docil quando não é provocado (ou seja, ser muito duro não é o melhor para ele. Tem de se ir com calma). Adora pessoas (o que faz com que seja um belo animal de estimação), e é um dos poucos cães que consegue nadar. Existem varias histórias de salvamento deste nadador salvador canino (histórias sobre ele salvar crianças e adultos de afogarem-se). Precisa de muito carinho e atenção, e o resultado disso é um companheiro que o protegerá e o adorará para sempre.
Pointer
Este animal de tamanho médio, forte e rápido, costuma ser usado como cão de caça. Ele é bastante corajoso, e tem a genica necessaria para ajudar os caçadores a encontrar as suas presas. Lebres, raposas, seja o que for, o Pointer ajuda bastante qualquer caçador na sua caçada. Ele alerta o caçador da posição da presa e segue-a, até que o caçador ataque a presa, ou ordene o animal para o fazer por ele. O Pointer pode ser usado como caça em grupo ou a solo. Se o que deseja é um bom animal de caça, então o Pointer é uma boa escolha.
Labrador Retriever
Este belo animal corpulento tem os seus musculos bem estruturados. Ele é muito vívido, e gosta de estar na companhia de crianças. Leal para o seu dono, não costuma ser preguiçoso, o que faz com que seja um bom animal de estimação que porpociona muitos momentos de alegria em familia. Costuma ser sempre simpatico e fiel, mas provocarem um Labrador não é boa ideia.
Great Dane
Mais um animal corajoso, orgulho e elegante. O Great Dane é conhecido por ser o maior cão do mundo, e por ter um corpo bem costituido (o que era necessario, por causa do seu tamanho). Forte e muito simpatico para o seu dono, só mostrará agressividade a quem se meta com ele ou com os seus. Claro que no inicio não será muito obediente (nós quando fomos pequenos também éramos assim), mas com treino apropriado ele irá adaptar-se bem ao dono. Um belo animal de estimação para se ter em casa como um membro da familia, já que ele é leal e amigo dos seus amigos. Dá-se bem com crianças e adora tar confortavel em casa (adora deitar-se no sofá), mas para cão grande, um apartamento pode não ser o melhor para ele, e para viver na cidade ele precisa de fazer um pouco de exercicio todos os dias. Uma curiosidade: O Scooby-Doo era um Great Dane, mas não pensem que o vosso Great Dane vá falar.
segunda-feira, 28 de abril de 2008
domingo, 27 de abril de 2008
Dalmata
Collie
Cocker Spaniel Americano
Bull Terrier
Boxer
sexta-feira, 25 de abril de 2008
São Bernado
Um macho totalmente crescido pesa entre 68 à 90 kg, mas alguns exemplares passam e muito dos 100 kg. Existem duas variedades de São-bernardo: a variedade de pêlo curto e a de pêlo comprido. As duas variedades são de grande dimensão; o corpo é possante, vigoroso, musculoso e harmónico; a cabeça é imponente e a expressão facial em estado de alerta.
De carácter amável e de temperamento calmo, a ativo e vigilante. Dócil e confiável para as crianças, é conhecido nos Estados Unidos como o "Babysitter Dog". Adora brincar e é estremamente afectuoso. É um cão adorável, que adora mimos e festas. Como adora o dono que o alimenta e que o leva a passear. Se for passear com outra pessoa e vir o dono ao fundo da rua, deve ter cuidado com os joelhos, porque vem aí uma correria, tipo Sky Aquático. Mas em terra!
O São Bernardo, como qualquer animal de estimação, necessita de cuidados de saúde básicos. Desde cedo devemos habituar os nossos amigos a serem escovados (1 a 2 vezes por semana e diariamente na altura da muda de pêlo), a tomarem banho (sempre que necessário, mas preferencialmente poucas vezes), e a que lhe limpemos os dentes (todos os meses), os olhos e as orelhas (devemos verificar os mesmos semanalmente se possível), para que assim minimizemos possíveis problemas de saúde. O controlo do peso também deve ser tomado em atenção, animais de porte como o São Bernardo nunca devem ter excesso de peso, especialmente na fase de crescimento. Adaptam-se com alguma facilidade a climas mais quentes, no entanto devemos sempre ter à sua disposição água fresca em abundância. De um modo geral, o São Bernardo não é um cão especialmente propenso a doenças, sendo que os cuidados acima referidos são suficientes, conjugados claro está com um acompanhamento veterinário ( que incluem um plano de vacinação, deparasitação interna e externa). No entanto existem algumas patologias a que o São Bernardo é propenso: - Displasia da anca e do cotovelo - Torção e dilatação gástrica - Dermatites húmidas
Pitt Bull
As características essenciais do APBT (American Pit Bull Terrier), segundo o Padrão Oficial da Raça são a resistência, auto-confiança e a alegria de viver. A raça gosta de agradar e é cheia de entusiasmo. O APBT é um excelente cão de companhia e é notável o seu amor por crianças. Pode ter o focinho reto ou curvo, predominando o primeiro.
Pelo fato de a maioria dos APBTs apresentarem certo nível de agressividade contra outros cães, bem como pelo fato de o seu físico ser poderoso, a raça necessita de proprietários que os sociabilizem cuidadosamente e que treinem para obediência os seus cães. São cães com um alto nível de energia, não devendo assim ficarem presos num espaço pequeno, muito menos em correntes.
A agilidade da raça torna-a num dos mais capazes caninos, portanto um muro alto é necessário para a raça. O APBT não é a melhor escolha para os que procuram cães de guarda por ser extremamente amigável mesmo com desconhecidos. Comportamento agressivo para com o ser humano não é característico da raça, portanto isso é extremamente indesejável. A raça sai-se muito bem em eventos e exposições pelo seu alto grau de inteligência e pela sua vontade de trabalhar.
O APBT movimenta-se com uma atitude confiante e vivaz, oferecendo a impressão de que espera a qualquer minuto ver algo novo e excitante. Quando trota, a sua movimentação não demonstra esforço, é suave, poderoso e bem coordenado, mostrando bom alcance dos dianteiros e boa propulsão dos posteriores. Em movimentação, o dorso permanece nivelado, apresentando apenas uma leve flexão que indica elasticidade. Visto de qualquer lado, as pernas não se viram nem para dentro nem para fora e os pés não se cruzam nem interferem entre si. Conforme aumenta a velocidade os pés tendem a convergir em direção ao centro da linha de balanço.
Quanto à trufa (focinho) dos cães, há 3 colorações: Red Nose (a mais popular), Black Nose (tradicionais), Blue Nose (raro)e os Blue Fawn (raro). Na pelagem todas as cores são aceitas. Nos olhos inclusive a cor verde é aceita, no entanto, verde âmbar e azul vitrificado são completamente abominados. Cães com um olho de cada cor são considerados fora de padrão.
A musculatura do Pit Bull deverá ser trabalhada com exercícios mas nunca com anabolizantes.
Doberman
Bulldog Americano
Breve histórico da raça:
O American Bulldog (bulldog americano) originou-se a partir do valente e robusto bulldog antigo da Inglaterra do século XVII, onde era usado na derrubada de touros e em rinhas com touros, ursos e outros cães. Com a proibição das rinhas e esportes violentos, duas vertentes principais de bulldogs acabaram se estabelecendo. Enquanto na Inglaterra o valente bulldog foi "aperfeiçoado" até tomar a forma e atitude do bulldog inglês atual (pequeno e preguiçoso), os bulldogs que haviam sido levados para os EUA junto dos imigrantes que se fixaram na região da atual Geórgia naquela época mantiveram a sua característica de cão de combate a animais selvagens, trabalho e proteção. São esses o que chamamos hoje de American Bulldog.
Temperamento:
É fiel e amigo do dono e da família, sendo amigável com os conhecidos mas reservado com os estranhos. Quando adulto não tolera pacificamente outros cães do mesmo sexo. Tem temperamento estável e equilibrado, com forte instinto territorial, o que predispõe o cão como um guardião quase natural.Alie-se ao temperamento a sua aparência robusta e "malvada", e podemos afirmar que provável que não exista outra raça capaz de colocar mais medo a um estranho que o Bulldog Americano. Isso por si só já se encarrega de manter afastados potenciais mal-feitores. As aparências, porém, enganam. Para surpresa de muitos, trata-se de uma raça de excelente índole! Apesar de estar pronto a defender os membros da sua família, e o seu terreno, o cão raramente irá atacar estranhos, especialmente na presença do dono. Deve obrigatoriamente receber treinamento de obediência básica.
Os AB (American Bulldog) e crianças - Os AB adoram as crianças. Apesar disso, e por serem grandes (pesados) e desajeitados, eles podem facilmente machucar uma criança pequena com um pulo ou alguma brincadeira mais bruta. É assim fortemente recomendável que um adulto esteja sempre por perto quando houverem crianças perto do seu AB, especialmente no caso de crianças estranhas e ansiosas.
Características:
Por ser uma raça essencialmente de trabalho, os Bulldog Americanos são muito mais caracterizados pelos seus aspectos de trabalho e temperamento, do que por questões de estética. Assim, vários tamanhos, colorações e aspectos são permitidos pelos padrões existentes. Em resumo, trata-se de uma raça de grande porte, que necessariamente deve passar a impressão de um cão alerta e poderoso, com peito amplo e cabeça grande e pesada, observando-se a proporção com o tamanho do corpo. O focinho deve ser quadrado e relativamente curto (de 2 a 4 polegadas), e as pernas são fortes, com ossatura pesada e musculosas. As cores aceitáveis são o branco, o branco/tigrado, e o branco/caramelo. Cães totalmente coloridos não são aceitos, assim como cães com "jarrete" e cães com cabeça pequena (em relação ao corpo). Mesmo em cães brancos, a ponta do focinho (nariz) necessariamente deve ser preta.
Rottweiler
Resumo Histórico:
O Rottweiler figura entre as raças mais antigas. Sua origem remonta à época dos romanos, onde foi criado como um cão de guarda e boiadeiro.
Aparência Geral:
É um cão robusto, porte de médio para grande, sem ser leve, grosseiro, pernalta ou esguio. Sua estrutura, em proporções corretas, forma uma figura compacta, forte e bem proporcionada, revelando potência, agilidade e resistência.Um ótimo cão de guarda,amigo e inteligente.
Tamanho / Peso:
A altura do macho varia de 61 a 68cm de cernelha e peso entre 45 e 65 quilos. Os cães entre 61 e 62 cm são considerados pequenos. Os que possuem altura entre 63 e 65 são grandes e tem o tamanho ideal. De 66 até 68 são muito grandes. Os rottweiler's cuja altura estejam acima de 68 e abaixo de 61 são considerados fora do padrão da raça definido pelo ADRK.
A altura da fêmea varia de 56 a 63cm de cernelha e peso entre 37 e 58 quilos.
terça-feira, 22 de abril de 2008
Cão da Serra da Estrela
Husky Siberiano
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Pastor Alemão
Cão de tamanho médio, apresenta um aspecto robusto, forte, musculoso e ligeiramente alongado. A sua estrutura óssea e angulação conferem-lhe um passo distinto e um trote tranquilo, amplo e regular, com uma enorme resistência. Os seus movimentos são flexíveis e apesar do seu temperamento muito activo é muito obediente e equilibrado.
· Boa relação com as crianças.
· Regular relação com outros cães.
· Tempo médio de vida cerca de 13 anos.
· A altura na cernelha é, nos machos 60 a 65 cm, fêmeas 55 a 60 cm.
· Peso - machos 35 a 45 quilos, fêmeas 30 a 40 quilos.